Hugo Maciel edita medalha comemorativa dos 500 Anos do Nascimento de Amato Lusitano
Amato Lusitano, ou antes João Rodrigues, nascido em Castelo Branco em 1511, notabilizou-se como médico e investigador no século XVI, tendo lançando e dado a conhecer as bases de muitas áreas da medicina moderna.
A importância do seu trabalho, de onde se destaca a descoberta da circulação do sangue, descrevendo pela primeira vez as válvulas venosas, prolonga-se pelo campo da literatura científica ao escrever obras de grande relevo como a Centúrias de Curas Medicinais, composta por sete volumes contendo uma centena de casos médicos cada, marcando um novo estilo na escrita dos ensaios médicos, tornando-os acessíveis tanto a especialistas como a estudantes de medicina.
No quinto centenário do seu nascimento, o escultor Hugo Maciel, a convite da INCM, concebeu uma medalha comemorativa em bronze cunhado e patinado que exibe no seu anverso o retrato de Amato Lusitano e a representação de um livro como marca definidora do médico, escritor e investigador. Ainda no anverso da medalha, surgem os vasos sanguíneos, signos relacionados com a sua descoberta, que se estendem no reverso com a definição de um coração no meio dessa malha venosa.
Anverso
Reverso
Ficha Técnica
Título
500 Anos do Nascimento de Amato Lusitano
Material
Bronze
Técnica
Cunhagem
Dimensões
70x70 mm
Ano
2012
|