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Instalação Urbana "Boca de Cena" da 12ª Edição FATAL – Festival Académico de Teatro Amador de Lisboa, 2011

Instalação Urbana "Boca de Cena" da 12ª Edição FATAL – Festival
Cidade Universitária | Campus universidade de Lisboa
No âmbito da 12ª edição do FATAL – Festival Académico de Teatro Amador
de Lisboa, com a coordenação do Professor João Duarte, os alunos
Alexandre Coxo, Marisa Reis, Sara Zhou e o escultor Hugo Maciel,
apresentam este ano a Instalação “Boca de Cena”.

Instalações Urbanas | "Boca de Cena"
(Ferro e madeira policromada)

A boca de cena, elemento primordial da cena teatral, cria uma "janela" física que, delimitada pelo proscénio numa espécie de moldura, define toda a acção dramática, como um ecrã onde as imagens são substituídas por formas humanas e cenários tridimensionais.
Esta janela não se define como um mero instrumento de delimitação para o palco, expande-se e destaca toda uma acção espacial, temporal e cénica dos actores que se exprimem para o público.
Enfrentando o público a boca de cena é referida como a "quarta parede" do palco, invisível e impalpável desenvolve-se não como um obstáculo mas uma forma imaterial que delimita a ligação público – realidade e actor– ficção.
A expressão "quebrar o proscénio" refere-se ao avanço do actor que se dirige ao público directamente como parte da produção dramática, e ultrapassa a ignificação da encenação e irrompe pelas curiosidades quotidianas do público.
A quarta parede revela-se por isso numa espécie de pórtico que quebra a realidade da encenação, ultrapassando os limites impostos ao actor que mistura a sua ficção com a realidade de público, numa simbiose entre verdade e imaginário, numa tensão paradoxal de uma realidade ilusória ou exacta.
As cadeiras criam assim uma ideia de união entre o mundo do espectáculo
e do público colocadas antes de depois do proscénio, passível de transposição sem que nos bloqueie entrar na ilusão e no espectáculo daquilo que é o teatro.
A instalação desenvolve em termos sintéticos a materialização do palco e a sua relação com o mundo exterior, dividida pelo proscénio, moldura que delimita o imaginário da boca de cena e que se funde nos espaços do presente e da realidade do público.


FICHA TÉCNICA

Organização
Reitoria da Universidade de Lisboa

Coordenação do projecto
Escultor João Duarte

Concepção, Realização e Montagem
Escultores: Alexandre Coxo, Hugo Maciel, Marisa Reis, Sara Zhou

Agradecimentos
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
Secção de Investigação e de Estudos Volte Face – Medalha Contemporânea
da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa

 

 

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