

Memória descritiva
A Medalha para a Comemoração do I Centenário da República do concelho de Aljustrel, deverá enaltecer este acontecimento marcante na História Portuguesa com os valores da Nação e da República, a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade. De formato circular em bronze patinado a preto desenvolve o seu discurso pelo anverso e reservo através dos elementos coloridos em acrílico e as gravações em alto contraste e contornos.
No anverso a representação alegórica da figura feminina da mulher de barrete frígio, em alto contraste gravado no elemento circular de bronze como símbolo de liberdade.
E no reverso é o Escudo Português que se define no campo da medalha também ele gravado no bronze.
O outro elemento que contrasta com a monocromia das gravações no bronze, são as duas placas de acrílico em cor vermelha e verde, que se fundem tanto na imagem da República como no escudo português, numa simbiose de simplicidade e textura, cor e monocromatismo, recriando a representação do país pela Bandeira Nacional.
Onde o vermelho, cor forte, quente, viril, de conquista lembra o sangue e a vitória da pátria e o verde como esperança de mudança e perseverança, com a revolta republicana.
Ficha Técnica
Autor
Hugo Maciel
Título
Medalha Comemorativa do Centenário da República, Município de Aljustrel
- 2010
Técnica
Construída
Materiais
Bronze e acrílico
Dimensões
Módulo de 80 mm
Ano
2010
Fabricante
Gravarte
|